segunda-feira, 3 de junho de 2013

EXPERIÊNCIAS DE LEITURA

"Hoje adoro ler, porém, meu primeiro contato com a leitura, na escola, foi traumatizante. Na 5ª série, fui "obrigada" a ler "Cem Noites Tapuias", da coleção Vaga-Lume. Não compreendia aquela linguagem indígena, mas precisava ler, pois logo faria a "prova do livro". Sem entender quase nada do que lia, pedi socorro à minha mãe. Para que eu conseguisse fazer a prova, minha mãe tomou uma atitude, que ainda hoje, não consigo dizer se foi certa ou errada! Ela leu o livro e depois me contou a história, em detalhes, me explicando sobre o narrador, personagens, tempo e espaço. E assim, lá fui eu para a prova.
No Ensino Médio tive um professor que incentivava a leitura e também a escrita. Me lembro do meu caderno de redações...Passei, então, a me interessar pela leitura graças à esse professor. Na faculdade, me deliciava com as obras de Machado de Assis, meu preferido! Hoje tento seguir esse meu antigo professor, incentivando meus alunos à leitura, mas o acesso às tecnologias, para eles, torna a leitura cansativa. Eles estão acostumados à imagens prontas, o que torna difícil para eles ter que imaginar as imagens, as cenas que leêm, enfim, viajar no mundo da imaginação.
O trabalho é árduo, mas desistir, jamais!"

                      (Prof.ª Maria Stela)







" Não consigo imaginar uma pessoa não sentir prazer em ler, mesmo nesse mundo atribulado de afazeres.
Ler enriquece a alma, ler enriquece o ser. Ler é querer saber. Ler é poder.
Muitos já experimentaram a traumatizante necessidade de ler um livro para o qual ainda não estavam preparados, apenas para fazer a prova da escola.
Antigamente, os livros, muitas vezes, serviam para enfeitar estantes; hoje eles enfeitam as mãos dos estudantes. Alguns estudantes, menos afortunados, se queixam deles até encontrarem aquele primeiro que faz os olhos colarem nas páginas e a partir daí, desbravam o mundo.
'Agradeço sempre a meu pai, que em seu analfabetismo me fez aprender o valor de saber ler'."
(Prof.ª Maria de Lourdes)
 
 
"A boa leitura vem de casa
Meu pai foi sempre um incentivador a minha leitura, meu avô paterno como professor tinha uma estante enorme repleta de livros onde eu ficava fascinada, eram livros de todos os tipos. Foi daí que veio meu maior gosto pela leitura. Meu pai comprava coleções de livros infantis para mim e meus irmãos, um deles que me marcou muito foi “O meu pé de Laranja Lima” de José Mauro de Vasconcelos que ganhei quando tinha 14 anos (não era tão criança), li e reli várias vezes e tenho o livro até hoje. Foi muito marcante esse momento para mim, não me esqueci de nada desta história, cada detalhe de cada capitulo, me recordo até hoje. E foi gostoso recordá-lo com minha neta, pois atualmente ela o leu na escola, sabe que bateu aquela saudade!!! Como as coisas eram diferentes!!!

Já na faculdade o que mais me atraiu eram as aulas de Literatura Brasileira, eu adorava as aulas e sempre que tinha um tempo lia um romance. Hoje na escola, o que mais me atrai para trabalhar com meus alunos é a poesia, adoro Cora Coralina, um exemplo de vida e paixão pela leitura e escrita, também, aprecio demais Cecília Meireles, já os meus alunos adoram os textos de Roseana Murray. Assim foi que me envolvi com a leitura e sempre que tenho oportunidade estou lendo um bom livro."          (Prof.ª Maria Terezinha)





 


Nenhum comentário:

Postar um comentário