sexta-feira, 21 de junho de 2013

SEQUÊNCIA DIDÁTICA
 
 

Situação de aprendizagem 1 - Texto Avestruz (Mário Prata)
 
 

Turma: 6º anos. 1º Bimestre.

Tempo de duração: 4 aulas

Conteúdo: Gêneros textuais narrativos e suas situações de comunicação, traços característicos de textos narrativos (enredo, personagem, foco narrativo, tempo, espaço). Leitura, produção e escuta de textos narrativos em diferentes situações de comunicação, interpretação de texto literário e não literário, coerência, coesão, fruição, a importância do enunciado, produção de síntese, roda de conversa e leitura.

Habilidades: Reconhecer o processo de composição textual como um conjunto de ações interligadas, inferir e reconhecer elementos da narrativa, analisar narrativas ficcionais: enredo, personagem, espaço, tempo e foco narrativo, analisar a norma-padrão em funcionamento no texto, produzir texto com organização narrativa.

Estratégias: Tendo como referência principal a tipologia narrativa, em situações de aprendizagens orientadas por projetos de leitura e escrita e centradas em histórias, romances, contos, crônicas e outros gêneros de tipologia predominantemente narrativa, trabalharemos com aulas expositivas, práticas, leituras individuais e/ou coletivas, produção e reescrita individual e/ou coletiva, trabalhos em dupla e coletivos.

Recursos: sala de leitura, imagem, texto, lousa e data show.

Avaliação: participação individual e coletiva, produção escrita em dupla e pesquisa individual.

 

1ª e 2ª aula:

- Organização dos alunos na sala de leitura;

- O professor registra na lousa a rotina do dia;

-Sensibilização para a leitura do texto, com um levantamento dos conhecimentos prévios sobre o gênero textual: O que é crônica? Quais as suas características?
 
- Em seguida, coloca-se uma imagem colorida de um avestruz na lousa e comenta sobre o texto que será estudado e levanta com os alunos hipóteses sobre o título:

>  Vocês já viram um avestruz?

Por que será que o título é avestruz?

Vocês gostariam de ter um avestruz em casa?

É comum ter um avestruz como animal de estimação?

-O professor inicia a leitura compartilhada.

É comum pedir um avestruz de presente?

O que significa "entregavam em domicílio"?

Qual é o nome científico do avestruz?

Vocês sabem o que é TPM?

É possível criar um avestruz dentro de apartamento?

Vocês já ouviram a expressão "ter estômago de avestruz"?

O que isso significa?

E a expressão "gigolô de avestruz"?

A crônica é uma narrativa que aborda fatos do cotidiano. Quais são os fatos cotidianos apresentados no texto lido?

> Qual o tipo de linguagem apresentada?

- Em grupos, após a leitura, os alunos devem analisar o texto e identificar os itens abaixo:

  •   Foco narrativo:
  •   Tempo:
  •   Espaço:
  •   Personagens:

 
3ª e 4ª aula:


- Organização dos alunos na sala de leitura;

- O professor registra na lousa a rotina do dia;

-Inicialmente e coletivamente os alunos devem recontar oralmente o texto.

-Enquanto os alunos recontam, o professor registra na lousa a sequência dos fatos.

- Depois da releitura coletiva, os alunos se organizarão em duplas para elaborarem a reescrita.

-Após a reescrita o professor escolhe uma produção da sala, a qual não contemplou todas as características do gênero, a fim de garantir os elementos de coesão e coerência.

-Para finalização do trabalho o professor apresentará um vídeo falando sobre o avestruz e pedirá que os alunos pesquisem em livros, enciclopédias, dicionários e internet, informações retiradas do texto sobre o Avestruz, como:
  •   Altura:
  •   Nome científico:
  •   Quanto tempo vive:
  •   Reprodução:
  •   Crias:
  •   Habitat natural:  
(Professora Maria Stela)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário